quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alguém ai... Sabe onde foi parar o Rock?!


“O Rock’n Roll foi seqüestrado!!!
 Algumas testemunhas afirmaram que ele está em cativeiro no “submundo” do underground e das músicas desconhecidas, mas já está perdendo forças, diante das torturas que sofre constantemente.
Os suspeitos?! Produtores “bem” intencionados e bandas que veem um prêmio no VMB como único objetivo!
Pessoas conhecidas como “adoradores da boa música”, procuram incansavelmente...
Terão êxito?!”


Talvez, essas seriam as palavras de algum repórter falando em uma matéria, sobre o que acontece com a música e principalmente com o rock’n roll hoje em dia.

É triste, amigos, mas essa é a realidade!

Hoje, somos “metralhados” com bandas novas, músicas novas, estilos novos todos os dias em nosso e-mail, twitter, facebook, Orkut, TV, rádio, ipod’s, celulares...  E talvez com essa carga de informação, acho que nosso “senso de qualidade” esteja um tanto abalado!

E, obviamente, devido a essa “descarga artística” diária em nossos ouvidos, a reposição precisa ser a altura, e ai vêm os amados, adorados, idolatrados PRODUTOREEESSS!!!
Esses caras “geniais” que tem em suas cabeças a “fórmula perfeita” para te fazer cantarolar uma música com um refrão meloso e “gritantemente” moldado.

Já se pegou fazendo isso?! Porque eu já me peguei balbuciando uma música horrível... Essa merda de rádio no escritório é de fuder! Hahaha...

Seus estúdios são fábricas de canções montadas para fazer adolescentes serem dominados por gritos e faixinhas horríveis na cabeça! Aliás, quem foi que inventou as faixinhas com o nome dos artistas?! Essa parada é ridícula! Se eu fosse de uma banda e visse meu nome escrito em uma, não responderia pelos meus atos!

Mas voltando depois do momento de revolta...
Pudor?! Isso não há muito! Afinal, do que vale ser bom? Tem que tocar nas rádios, tocar no Faustão, ter visibilidade... Flash, Flash, Flash! Time is Money!

Ok... Há muito tempo sabemos que as coisas na música foram entregues nas mãos dos mercados, mas na minha terra uma banda começava com a intenção de tocar para se divertir, pela música...
Fazíamos rateio com a banda para pagar os horários no estúdio, isso com a maior felicidade, mas nunca só com a pretensão de vender e ser funcionário de um produtor, para que ele determine o que irá vestir, o que irá falar e o que irá cantar.
Só tinha a música pela música, sabe... Não era uma “produção em escala industrial”...
E olha que eu não sou tão de vanguarda assim!

Você pensa: “Diego... se você tivesse uma banda não ia querer vender? Vai pra Marte, porra!”
E ai eu te digo, “Vender?! Para a banda não é tão ruim, mas isso tem de ser conseqüência de algo bem feito. A banda agrada a banda, e os fãs virão junto com o tempo.”

A maioria bandas, hoje já tem o “bichinho do VMB” presente nas cordas de suas guitarras e baixos! Produzem coisas ridiculamente ruins, para poder ganhar fama em seus colégios, usar algo verde-fluoresente e fazer “S2” para os seus fãs!

Isso para as mídias é juntar a fome com a vontade de comer!
Bandas, literalmente, montadas para “estourar” + mídias de massa querendo audiência e mais audiência... EUREKA!!! Fãs enlouquecidas com cartazes, chorando, berrando e um filme sobre o Restart?! Sobre isso não vou nem comentar, afinal nem há muito conteúdo para se comentar. Mas um filme? No mínimo ultrajante!

Depois de “descer a ripa”, tenho uma mensagem para esses que já começaram uma bandinha com esse pensamento, para tocar as musiquinhas que tanto ama...
PAROU AI, PARCEIRO!!!!
Respeite quem veio antes de você!  Teve muita gente que lutou por algo maior que seu ego no colégio! Dizer que é “cool” porque tem uma banda é fácil, quero ver produzir coisa boa!!!
Acredite! Tiveram pessoas que mandavam cartas, ao invés de um scrap automático ou um RT para divulgar suas bandas! Simplesmente para tocar!
VAI ESTUDAR, MENINO!!!

E você... adorador da boa música!  Sei que é difícil viver no meio desse bombardeio, e procura constantemente algo que o surpreenda!
Nem tudo no “mainstream” é ruim, nem tudo no “uderground” é maravilhoso! Mas tem de se avaliar de acordo com o “entendimento” do que é bom... Sem influências, alienações e outras coisas mais.

Mas tome muito cuidado, coisas boas estão ficando escassas, e para arrancar o “preto” e jogar um amarelo “cheguei”, não custa!
Já está avisado NE?!








Por: Diego Torres

8 comentários:

  1. Diego, ontem ouvi um debate do pessoal da Transamérica com o mestre Lobão, através do Youtube, onde o músico tratava justamente do mesmo assunto. Pra quem não viu: http://www.youtube.com/watch?v=2WxQ3x0izV4

    É engraçado como lí em outro blog a seguinte insensatez (não com essas palavras, mas a idéia será passada): "Você acha o Restart muito diferente? Quando os Beatles apareceram, eles eram diferentes! Hoje são considerados gênios."

    Outro absurdo é o que um dos caras que debatia com o Lobão falar o seguinte: "aposto que hoje, se aparecer uma banda com a cara branca e uma estrela desenhada vão chamar de palhaço, mas o KISS a 30 anos atrás fez justamente isso e os caras são ídolos". Felizmente o Lobão colocou o cara no devido lugar, pra quem não ouviu o debate, vale a pena.

    Viva o Rock n' Roll, ou melhor dizendo: Viva a música boa!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo incrível como a vontade de se fazer música por arte e paixão tem sumido do cenário nacional!Tratando-se do Rock'n Roll, excepicionalmente. Não se vê mais bandas de porão fazendo sucesso. Ok, se o estilo "underground" já não agrada o gosto da galera, tudo bem! mas o que vem acontecendo é um desvio bipolar de comportamento entre os jovens músicos, que abandonam suas raízes suas inspirações originais e partem para o comercial!

    ResponderExcluir
  3. O que faltou acrescentar é o que eu vivo falando pros meus amigos: antes de tinha música, hoje é volume.

    O que falta é a essência da música, e infelizmente hoje falta a paixão pela música, que foi trágicamente trocada pela paixão pela fábrica de dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo virou quase uma "metalurgia musical"...
    Não precisa ter estudado em um grande conservatório para perceber que muitas coisas estão "modeladas"... Vendeu?! BINGO!
    Brunão... dizer que "quando os Beatles apareceram eles eram estranhos e hoje são gênios", não passa de uma tentativa de justificar td isso que acontece...
    Estamos sendo ENGANADOS! É TD MENTIRA!!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional o post! Realmente, se vc quiser música boa, tem que se limitar aos clássicos, pq hoje em dia tá difícil de qhar algo que valha a pena…

    ResponderExcluir
  6. Sem querer ser preconceituoso mas sei que estou sendo, é notável que a maiorias das pessoas que curtem essas bandinhas aí tem um nível de cultura muito baixo, além de gostos estranhos e uma vida desrregrada.
    É só vc ver um funqueiro, porque ele é tão sem educação a ponto de ouvir "música" no celular dele com volume alto no metrô? Ele acha legal e qu tá arrasando!
    É o mesmo dos "emos" fãs de restart outros aí... Fazem coisas absurdas, criticam filmes cultos, assitem novela todos os dias e só da Globo porque a Globo é a melhor pra eles...

    Na maioria das vezes o gosto musical quer dizer muita coisa das pessoas, o nível é baixo não só em gosto musical, mas também na vida que leva.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Temos uma posição extrema aqui!
    Não acho que Q.I. esteja ligado diretamente a música.
    Acho que na verdade há um acesso a informação! Isso é!
    Quem recebe menos informação, através de todos os "aparelhos" que há (TV, Rádio, Escola...), sofrerá um pouco mais de impacto.
    O que acontece talvez seja uma preguiça das pessoas em buscar outros conteúdos.

    Obrigado pelos Comentários!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    O problema são os "aborrecentes" que ficam idolatrando Fiuk, Justin Bieber (que lançou um filme tbém), Restart.. aí vira modinha mesmo né?
    Bom... cada um com seu gosto...
    Ainda bem que na maioria das vezes temos opção de escolher o que queremos ouvir...
    Infelizmente o dinheiro e a fama falam mais alto para esses "artistas", não importa o conteúdo ou a essência.
    Mas para o Rock sobreviver temos que defendê-lo e preservá-lo sempre! Se depender de mim, estou fazendo minha parte. ;)

    ResponderExcluir