quarta-feira, 2 de março de 2011

“Vô não, quero não?”


A música popular brasileira tornou-se bem abrangente e saiu dos já conhecidos e amados Caetano Veloso & CIA. Antes, a conhecida MPB era voltada a esses artistas e um público mais seleto. Com o tempo, esse aspecto foi se modificando, atingindo o público popular brasileiro por assim dizer. Os nossos “artistas” de hoje têm uma facilidade incrível em “compor” (entre aspas também!) maravilhosas músicas chiclete. São tantos os sucessos que costumo dizer: “Aprendo canções inteiras por OSMOSE!”.

 Quando menos espero, estou cantarolando sucessos como: “Vô não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não, não vou não, quero não...”. E isso é capaz de consumir meu dia inteiro!



Fica uma questão: esses sucessos ao estilo Rebolation podem ser considerados Música Popular? Até que ponto determinado sucesso pode ter tal denominação?

Você pode dizer: “vivemos em um país livre!”, mas ainda tenho dúvidas. A música em si é um instrumento excelente para a discussão de ideias e vais mais além de palavras vazias com uma estrofe e três acordes.
Não sei se adianta, mas de alguma forma isso um dia vai mudar. Agora, se isso não acontecer, prepare-se, porque no próximo verão seremos bombardeados por mais e mais brilhantes e maravilhosos sucessos de nossa música!

Aguardem!

“Bota a mão na cabeça que vai começar: O rebolation, tion, o rebolation, tion (cantarolando até o fim...)”.








Por: Rafael Carvalho.

6 comentários:

  1. É complicado por varias vezes me pego com uma musica "graciosa" na cabeça e começo a cantarolar
    é impressionante como essas @#$% entra na cabeça... Sabe q ja fiz a mesma pergunta q vc... Será q no futuro a gde MPB que tanto amo e tenho orgulho se resumirá a isso????
    Me recuso terminantemente a aceitar isso
    Como ficam os grandes mestres que passavam hrs a fio para compor uma musica maravilhosa??(caetano,djavan,vinicius e tantos mais)....

    ResponderExcluir
  2. Meu professor de bateria, certa vez, me falou o seguinte: "O grande desafio é entender que as músicas regionais são reflexo da cultura popular daquela região." Respeito plenamente isso que ele disse, porém, é muito mais fácil falar.

    Sobre a classificação, honestamente digo ue é impossível, porque MPB virou várzea, nao pela sua raiz, mas pela sua abrangência. Afinal, como classificar uma música como "Vo nao quero nao"? Mas também me sinto ofedido em tentar encaixar esse lixo na MPB.

    É amigos, o futuro nunca foi mais sinistro -,-"

    ResponderExcluir
  3. sinistro é pouco meu caro amigo
    o futuro esta negro...
    "vou não, quero não, minha mulher não deixa não"
    é uma frase tão bonitinha (ironicamente falando)
    sabe, oq sera que nossos filhos vão ouvir?? vc ja pensou nisso?? sinto pena deles pra dizer a verdade...

    Mas respeito quem gosta, nada contra, mas não é o estilo de musica q irei ouvir e vou tentar desfazer a lavagem cerebral que essas "musicas" causam

    ResponderExcluir
  4. E sabe o que é pior?!
    Isso td virou um ciclo...
    "Fãs" consomem, bandas produzem e produtoras estouram de ganhar dinheiro!
    and again, again...
    isso não para tão cedo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. será msm Diego???
    Será que o povo se deixa levar tanto assim?
    Será que não é o estilo modinha apenas?
    Será que levam essas porcarias a sério nesse ponto?
    Será que não é compositores relâmpago???
    Quero acreditar q sim, quero acreditar q mente do homem seja bem mais do q isso sinceramente

    ResponderExcluir