quinta-feira, 10 de março de 2011

Viva la Revolución! E não é em Cuba...



É amigos! O bicho tá pegando lá no Oriente Médio!

Conflitos, anúncios de guerra civil, prédios caídos, bombardeios, revoluções e etc...
Mas isso tudo teve um começo quando parte da população na Tunísia começou a fazer alguns protestos pequenos relacionados ao governo vigente, obtiveram algumas mudanças, mas onde o "pau quebrou" mesmo foi lá no Egito, onde Hosni Mubarak, que ninguém sabia quem era antes dos protestos, governava o país há mais de trinta anos com parcialidade as elites, desfavorecendo os “menos afortunados” e reprimindo a liberdade de expressão.
A população cansou de tudo isso e decidiu promover uma mobilização brutal para pressionar o governo a renunciar e renovar o entendimento de política, sociedade, economia...
Pasmem! Eles conseguiram! Nos tempos atuais, isso é uma proeza!

Essa parada foi tão forte e importante que outros países do norte da África e Oriente Médio decidiram ter as mesmas atitudes, uns mais violentos outros menos, mas estão lá lutando por algo em comum.

O fato de saber que ainda há pessoas lutando por algo em comum, querendo algo melhor do que comer seu Big Mac, enquanto populações inteiras vivem sem um pedaço de pão, fazem este “pseudo-socialista” ter até um certo orgulho do bem comum. Mas é bem óbvio que a violência e mortes não tem justificativa, talvez sejam a forma mais pífia e esdrúxula dos atuais governos "maus" manterem seus “tronos” intocáveis. Em minha opinião, a população conseguirá mover algo maior e promover mudanças.

Mas na verdade, estes acontecimentos me levaram a pensar em uma coisa... 
Brasil, você faria isso?
Claro, sem usar de violência, o que no Brasil é quase impossível.

Não quero dizer que estamos em período ditatorial, mas todos os dias convivemos e "sofremos" com situações que jogam nossa raiva lá no céu.
Quer entender o que eu estou falando? Você utiliza o transporte público em São Paulo?
Caso a resposta seja não, direi o que é revoltante.
Recentemente tivemos um aumento no valor da passagem de ônibus, que agora custam absurdos R$ 3,00!! É uma das passagens mais caras do país!
Ai você me pergunta: “Tivemos aumento na frota juntamente com o valor da passagem?” Segundo o próprio prefeito, Gilberto Kassab, a resposta é não!! A justificativa é “a manutenção dos bons serviços”. Bons serviços?! Pegue o Terminal João Dias as 18:00 h. BELÍSSIMOS SERVIÇOS!
Quem pega ônibus já ficou cego de raiva quando perguntei se utilizava o transporte publico.

São coisas como essa que nos revoltam todos os dias e o que o bom brasileiro faz? Absolutamente Nada, nothing, niente, necas! Para não ser injusto, há algumas semanas houve um ensaio de protesto na Zona Sul de 

São Paulo, mas acabou com violência, pneus queimados e trânsito, ou seja, de nada adiantou.

E a palhaçada que são as eleições passadas? Não vou nem comentar!

Há tempos que o povo brasileiro não se mobiliza de forma massiva por algo em comum.
O ultimo lapso disso foram os "caras pintadas" contra o governo Collor. Lembra? Deu certo!
Mas desde lá, somos insultados com corrupção, impunidade, precariedade e diversas outras coisas, e não fizemos nada.
O povo precisa entender que as vezes que a luta em conjunto também beneficia o individual, através de melhorias ou mudanças que serão realmente significativas.

Por isso brasileiro, busque a consciência do que lhe afeta e, se discordar, tenha uma ação diante disso.
A internet torna muito fácil organizar e encontrar pessoas que tenham o mesmo interesse que você.

Preguiça? Acomodação? “Deixa do jeito que está?”. Então nada vai mudar e você vai continuar se fudendo. E se disser que votou no Tiririca para protestar, eu digo para você rever seus conceitos de protesto, porque esse ai só arrebentou com a gente.

Por mais que estejamos na primeira pagina dos maiores jornais do mundo e com uma economia “sólida e constante”, não podemos manter esse pensamento de passividade.

Vai Brasil!

Tiro licença poética de Karl Marx e digo: “Brasileiros, uni-vos! Não tens nada a perder, a não ser vossos grilhões!”










Por: Diego Torres

2 comentários:

  1. Ave Diego, tenho inveja de você! Não aquela inveja malévola que só destrói, mas tenho inveja em relação à amplitude da sua visão de um cenário!

    Cara, é impressionante como tudo o que você falou se encaixa! Certa vez ouseio dizer que essas revoluções do Oriente Médio são "pra inglês ver"; é fácil falar, pra quem está de fora. Ao contrário, o difícil é você enxergar o quadro com os olhos de quem está por dentro dele. Não tardou até eu pagar minha lingua.

    Quanto à situação no Brasil, eu arrisco dizer o porquê de todo mundo reclamar e não tomar partido, porque é justamente como eu penso: "Ora, quando eu preciso do transporte público, vejo que poderia melhorar absurdamente. Mas não vou começar nenhum manifesto porque, se não houve nada até agora, é que quem usufrui disso no dia-a-dia certamente não está incomodado e, possívelmente, não irá me apoiar."

    Verdade ou não, essa é uma característica do brasileiro, infelizmente: vocês já não se encontraram em uma situação em que uma ajuda é claramente bem-vinda, porém ninguém se propõe a estender a mão?

    A grande merda é que no Brasil, segundo o meu ver, podemos dividir o povo em 2 grandes grupos: (1) aqueles que não têm acesso à informação, e (2) aqueles que têm acesso à informação, mas não confiam nos outros para tomar uma atitude.

    Assim, ficamos nessa merda numa espiral sem fim, o que em informática se chama DEAD LOCK, onde um está esperando o outro tomar uma ação. E enquanto isso temos que ver "artistas" falando absurdos como estes: http://bit.ly/hNIBRI e o povão cantando "Sou Foda" e "Vou Não Quero Não".

    Daí minha pergunta, em quem vamos nos apoiar? Tem que rir pra não chorar mesmo.

    Abraço Diegão!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Bruno!
    Muito obrigado pelas palavras!
    VAMOS JUNTOS!!!

    Também acho que o acesso a informação ou é precária ou é passiva.

    Por acaso, hoje houve um protesto em relação ao aumento das passagens e foi pacífico... Ainda há alguém vivo!!! rs

    O que acontece é que ninguém toma uma ação e ai é que não acontece nada...
    Os protestos e manifestações podem ser atendidas... agora fazer, são outros 500!

    VAMOS SAIR DO DEAD LOCK!!!

    VALEU!

    ResponderExcluir